Insuficiência Renal Crônica
Insuficiência renal crônica: é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções. ocorre a perda parcial da função renal, de forma lenta, progressiva e irreversível. O ritmo de progressão depende da doença original e de causas agravantes, como hipertensão, infecção urinária, nefrite, gota e diabete. Muitas vezes a destruição renal progride pelo desconhecimento e descuido dos portadores das doenças renais.
Em cada 5.000 pessoas uma adoece dos rins por vários tipos de doenças. Quando o rim adoece, ele não consegue realizar as tarefas para as quais foi programado, tornando-se insuficiente.
Causas: A doença renal crônica (DRC) piora lentamente com o tempo. Nos primeiros estágios, pode ser assintomática. A perda de função em geral demora meses para ocorrer. Ela pode ser tão lenta que os sintomas não aparecem até que o funcionamento dos rins seja menor que um décimo do normal.O estágio final da doença renal é chamado de falência renal crônica. Os rins já não funcionam e o paciente necessita de diálise ou de um transplante de rim.A doença renal crônica e a falência renal afetam mais de 2 em cada 1.000 pessoas nos Estados Unidos.
Diabetes e hipertensão
Muitas outras doenças podem prejudicar os rins, inclusive:
Alguns analgésicos e outros medicamentos
Sintomas: a maioria das pessoas não apresenta sintomas graves até que a insuficiência renal esteja avançada. Porém, o paciente pode observar que:
- sente-se mais cansado e com menos energia;
- tem dificuldades para se concentrar;
- está com o apetite reduzido;
- sente dificuldade para dormir;
- sente cãibras à noite;
- está com os pés e tornozelos inchados;
- apresenta inchaço ao redor dos olhos, especialmente pela manhã;
- está com a pele seca e irritada;
- urina com mais freqüência, especialmente à noite.