Insuficiencia Renal Cronica
Possuímos 2 rins, que medem cerca de 12 cm em uma pessoa adulta, a função dos rins é filtrar o sangue, e dele remover os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo e também sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidades excessivas. O excesso de água no corpo e também de sais é eliminado pelos rins em forma de urina. Mantendo assim, o balanço adequado de líquidos no organismo evitando o inchaço. Quando os rins falham, ou seja, não funcionam adequadamente é chamado pelos médicos de insuficiência renal, ela pode ser: Insuficiência Renal Aguda (IRA) ou Insuficiência Renal Crônica (IRC).
Insuficiência Renal Aguda: Quando há uma parada súbita e temporária das funções dos rins, as causas são variadas e na maioria das vezes curam completamente, por essa razão diz-se que é temporária.
Insuficiência Renal Crônica: As doenças mais comuns que lesam as diferentes estruturas dos rins são as glomerulonefrite, o diabetes, a hipertensão arterial e as infecções urinárias repetidas, que ocorrem quando há dificuldades de escoamento da urina, presença de cálculos ou cistos renais, certas doenças levam anos para que seu dano se torne aparente.
ACOMPANHAMENTO DA IRC
A taxa de filtração glomerular (TFG), é a melhor forma de acompanhar o nível da função renal. O médico pode estimar a TFG a partir dos resultados de um exame de sangue de creatinina e da idade, sexo e tamanho corporal do paciente.
ESTÁGIOS DA INSUFICIÊNCIA RENAL
ESTÁGIO
DESCRIÇÃO
TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR (TFG)
1
Doenças renais (por exemplo, proteína na urina) com TFG normal
90 ou acima
2
Doenças renais com leve redução na TFG
60 a 89
3
Redução importante
30 a 59
4
Redução grave da TFG
15 a 29
5
Falência renal
Menos de 15
HEMODIÁLISE
A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água.
A IMPORTÂNCIA DA