instrumento de gestao ambiental
Instrumentos de Gestão Ambiental
COMPORTAMENTO PRÓ-ATIVO
Critérios
Comentários
Eficácia
A doutrina não é pacífica quanto à eficácia do instrumento. Em tese, haverá eficácia se a empresa perceber que o custo oriundo do comportamento pró-ativo será menor do que aquele suportado caso não participar do programa.
Eficiência
A eficiência é critério basilar para este instrumento de persuasão, que somente será implementado se o benefício advindo da mudança de comportamento se apresentar maior que os custos envolvidos.
Motivação/Incentivo ao
Esforço Máximo
Critério de destaque, pois o comportamento pró-ativo recorre ao sentido dos valores morais ou ao dever cívico para que a pessoa ou empresa modifique sua ação degradadora. Uma vez convencida da validade do programa, esta tenderá a ampliar sua ação, percebendo que essa atitude, além de reduzir os efeitos nocivos de sua atividade, melhora sua imagem perante a sociedade e agrega valor ao produto.
Custo Administrativo
Aceitação Política
Impacto
Distributivo/Eqüidade
Permanência
Mínimo de Interferência com Decisões Privadas
O custo administrativo tende a ser reduzido, visto que a implantação e acompanhamento do programa não exige grandes dispêndios financeiros, permite a utilização das instalações físicas existentes nos diversos órgãos voltados para a questão da preservação ambiental o normalmente pode ser mantido com a ocupação apenas do aparato administrativo existente.
O instrumento tende a ser bem aceito pela sociedade em geral, pelos ambientalistas, pela classe política e mesmo pelos empresários que, além da liberdade de escolher os caminhos para alcançar as metas, vislumbram a possibilidade de incrementação nos lucros com a oferta de produtos que contenham rótulo ambiental.
Um dos pontos negativos de um programa de gestão ambiental que busque uma mudança de comportamento pró-ativa é que nem todos se