Inseminação artificial
A inseminação artificial possui grandes vantagens em comparação com a monta natural:
➢ Diminuição do número de cachaços na granja; ➢ Redução dos custos de cobertura por fêmea; ➢ Utilização de reprodutores de alta qualidade genética, permitindo uma melhora geral (ganho genético); ➢ Exploração ao máximo do manejo em lotes ou; ➢ Obter porcentagens de fertilidade iguais ou superiores as obtidas em monta natural; ➢ Facilitar o manejo, reduzindo o tempo e o trabalho para a monta; ➢ Um melhor controle da qualidade do sêmen; ➢ Um melhor controle sanitário.
Sem dúvida, a grandes vantagens que superam as poucas desvantagens, mas não significa que o caminho para percorrer seja simples.
Hoje em dia existem 3 sistemas de reprodução suína, a saber:
➢ A monta natural; ➢ Inseminação artificial com produção interna de doses de sêmen na granja; ➢ Inseminação artificial com compras de doses nos Centros de Reprodução Animal.
Podemos considerar como a principal, e talvez a mais importante vantagem do uso da inseminação artificial, a melhoria genética que ela nos proporciona, pois seu uso permite quebrar as barreiras entre uma granja núcleo e suas filiais, levando assim o material que por outros métodos levaria vários anos para chegar nas granjas de nível inferior numa pirâmide genética. Não podemos deixar de citar, como vantagem, o controle sanitário, que se faz quando se usa inseminação artificial, pois com a interrupção do uso direto do macho,