inquérito alimentar
Para uma alimentação saudável são necessárias refeições preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida
(MINISTÉRIO DA SAÚDE).
O profissional da saúde tem um papel fundamental no quesito de orientar os pacientes sobre a maneira correta de se alimentar e promover a integração entre uma alimentação saudável e a prática de atividade física, que são aliadas para a manutenção do peso saudável, redução do risco de doenças e melhoria da qualidade de vida. Pois o estado nutricional, no plano individual ou biológico, resulta do equilíbrio entre consumo alimentar e gasto energético do organismo.
(MINISTÉRIO DA SAÚDE).
Um pequeno descontrole nos fatores que envolvem uma alimentação saudável é suficiente para que o organismo não funcione bem e cause alguns prejuízos para o indivíduo.
2.1 JUSTIFICATIVA Inquéritos alimentares são importantes pois podem investigar a relação entre o estado nutricional e a saúde do paciente, levando em consideração os padrões de consumos de alimentos (carboidratos, proteínas, fibras e gorduras) e sendo assim podendo planejar políticas e programas de intervenção, a fim de buscar a melhoria da alimentação do paciente e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. 2.2 OBJETIVO Demonstrar a forma prática e eficaz que um inquérito alimentar tem de apresentar possíveis dados que possam auxiliar um profissional da saúde na investigação da qualidade de vida do paciente. 2.3 METODOLOGIA Recordatório de 24 horas feito pelo aluno, onde foram quantificados todos os alimentos e bebidas ingeridas.
Apresentação dos alimentos com suas respectivas quantidades e outros