Inovação do atendimento bancario
Introdução
O presente trabalho tem como principal objetivo, discorrer sobre as inovações em serviços. Para tanto, apresenta as constantes transformações que vem ocorrendo nos bancos, sobretudo nos serviços que tem surgido nos últimos anos facilitando o atendimento aos clientes por meio de inovações como autoatendimento online e telefônico.
Referencial Teórico
Serviços são ações, processos e atuações. O conceito de serviço surge na generalidade dos casos como aposto ao conceito de produto. De acordo com Freeman (1982), inovação é o processo que inclui varias atividades sendo elas técnicas, de desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização e melhoria de novos produtos e/ou na primeira utilização de novos processos.
Visando agilizar seus processos e proporcionando maior bem estar dos clientes, foram desenvolvidos pelos bancos, novos e emergentes canais de acesso, tais como: banco eletrônico, home e Office banking, o banco por telefone e as centrais de atendimento, o que facilita a entrega do serviço.
Metodologia
Para o desenvolvimento desse trabalho optou-se pelo estudo de caso cuja escolha se deu com base nas pesquisas bibliográficas.
Resultados e discussões
Nos anos 70 e 80, o bancário tinha papel relevante na avaliação de rapidez e eficiência no atendimento do cliente, porque o trabalho dependia, em sua maior parte, da capacidade e inteligência de cada um na execução do seu mister. As ferramentas de trabalho eram uma máquina autenticadora Burroughs, grande, pesada e cheia de teclas com números, e uma máquina calculadora elétrica (depois substituíram por uma eletrônica) demorando o atendimento e formando enormes filas nos caixas de atendimento.
Atualmente existe um grande incentivo dos bancos em reduzir as filas nos caixas e direcionar seus clientes a realizar suas operações através de caixa eletrônico, internet, telefone e alternativas específicas de cada banco. A sugestão para melhorar ainda mais este