Tecnologia da informação/automação bancária
1 Qual é sua visão do papel da TI no mercado bancário?
Sendo o setor bancário um dos pioneiros no uso massivo da Tecnologia da Informação, esta se torna fundamental nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Estudando os fatores críticos para o sucesso da administração de TI no setor bancário nacional, observamos que as maiores instituições utilizam os mais modernos recursos tecnológicos para garantir segurança e rapidez para seus clientes em número cada vez maiores. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite a identificação do cliente através de seus atributos, garantindo uma abordagem personalizada, que leva à fidelização, fator de sucesso da instituição financeira.
2 Que proposta você implementaria para solucionar os problemas relacionados às dificuldades de comunicação entre gestores de produtos e serviços e desenvolvedores de aplicativos de automação bancária?
Os problemas entre usuários e desenvolvedores podem ser minimizados através de modelagem, onde serão inseridos os requisitos funcionais do sistema de maneira uniforme para usuários e desenvolvedores. A descrição clara das responsabilidades a serem cumpridas pelo sistema forma a base do projeto. O diagrama de casos de uso é uma ferramenta que permite que cenários possam ser montados e geridos a partir de uma funcionalidade e ser implementada. No caso de um sistema de caixa eletrônico, descreve-se todas as possíveis situações do mundo real para o teste do sistema, que devem ser incrementadas com as experiências de gestores e desenvolvedores.
3 Qual é sua abordagem sobre inovação e sobre processos estruturados de geração de inovação?
Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. E este sucesso significa novos mercados, aumento das margens de lucro, agregação da força da marca. Temos a inovação de produto, a inovação de processo, a inovação de modelo de negócio e a inovação em serviços. Processos estruturados de geração de inovação usualmente