Trabalho de gestão da inovação
Empresa: Bradesco
Rogério Lopes
São Paulo
2012
1. EMPRESA.
Segundo maior banco privado do país, o Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), sempre foi um dos líderes no segmento bancário. Hoje tem sua atuação ramificada em diversos segmentos, como: Corporate, Private e no atendimento de todos os tamanhos de empresas. Em mais de 60 anos construiu imagem internacional através de sua solidez e tradição de bons serviços prestados aos clientes. Nesse período buscou a inclusão bancária e democratização do crédito no Brasil.
Pioneirismo é a palavra chave na trajetória do Bradesco. Foi ele que promoveu a popularização do atendimento ao público pelos gerentes, a estimular o uso de cheques pelos correntistas.
Em 1946, a matriz foi transferida para o centro de São Paulo, na Rua Álvares Penteado. Já em 1951 era o maior banco privado do país e dois anos após decidiu construir uma nova sede em Osasco-SP, a Cidade de Deus, e após a sua finalização, em 1960, o Bradesco cria a Fundação Bradesco precursora do movimento de Responsabilidade Social que só veio a se tornar realidade em outras empresas à partir dos anos 90.
Foi pioneiro na forma de administração nos bancos ao separar o corpo executivo das agências dando assim foco a uma administração mais estratégica.
Já na década de 60 o Bradesco começa a implantar um parque tecnológico para dinamizar informações corriqueiras para seus clientes como o extrato de conta corrente. Ainda foi o primeiro a implantar o cartão de crédito para clientes no país.
Na década de 70 o Bradesco disseminou o crédito no país, antes restrito às classes A e B, com isso fomentou a economia brasileira. Também começou uma política de aquisição de outros bancos para aumentar a sua base e oferecimento de produtos em diversos locais do país.
Na década de 80 aumenta significantemente a sua quantidade de agências e começa a atuar também como seguradora. Começa a implantar os primeiros