Iniciação a Filosofia - exercícios
1. De acordo com o que foi visto no capítulo, que significa dizer que a filosofia está na história e te uma história?
R.: A filosofia está na história porque seus fundamentos são praticados na História, graças a ela é possível encontrar respostas para perguntas, e também levantar novas perguntas. Ela tem uma história pois as respostas, as perguntas e soluções dos grandes filósofos de determinada época são sempre lembrados e tornam-se conhecimento.
2. Que ideias novas a patrística introduziu na filosofia grega? Por que tais ideias são consideradas dogmas?
R.: A Patrística introduziu as verdades irrefutáveis e inquestionáveis, os dogmas, pois precisavam introduzir várias ideias e também explicar várias questões, ela está ligada a tarefa de ampliar e defender o cristianismo, para isso precisou criar os dogmas para defender-se dos ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.
3. Qual a posição dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão?
R.: Havia três principais posições sobre as relações de razão e fé: A primeira achava que a razão e a fé eram irreconciliáveis, e que a fé é superior a razão (diziam “Creio porque é absurdo.”). A segunda posição era que a fé e razão eram conciliáveis, mas subordinavam a razão à fé (diziam “Creio para compreender”), a terceira posição dizia que fé e razão não deveriam se misturar pois a fé está ligada a salvação da alma e à vida, e a razão está ligado a tudo que é relativo à vida temporal dos homens no mundo.
4. Quais os grandes temas da filosofia medieval?
R.: A filosofia medieval discutia os mesmos temas da patrística, a diferença entre a fé e a razão, o infinito (Deus) e o finito (homem), corpo (matéria) e espírito (alma) etc., nela surge a teologia, a filosofia cristã. Também aparece nessa época, um novo método para expor as ideias filosóficas: mostrava-se uma tese, esta tese deveria ser defendida com argumentos de autoridades reconhecidas, como, por exemplo, a Bíblia, Aristóteles,