trabalho circulacao
As artérias são vasos que conduzem o sangue arterial, sangue bom, oxigenado, que sai de uma das metades do coração, impulsionado, por este, para todo o organismo.
As veias são os vasos que conduzem o sangue venoso, sangue com dióxido de carbono, que retorna dos órgãos à outra metade do coração e deste, através da artéria pulmonar, é impulsionado para os pulmões, onde será realizada a hematose: deixará o CO2 e recolherá o O2.
Os capilares são a continuidade das artérias e das veias; são vasos muito finos e tênues que têm como função, a de conectar artérias e veias, umas às outras, formando as redes de capilares, através das quais se processará a troca gasosa, ou seja, deixará o CO2 e recolherá o O2. A diferença entre o sangue arterial e o sangue venoso está na quantidade de oxigênio (O2) e de dióxido de carbono (CO2) neles contidos:
- No sangue arterial, temos maior densidade de oxigênio (O2);
- No sangue venoso, temos maior densidade de dióxido de carbono (CO2). O sistema circulatório ou cardiovascular levará a todo o organismo, o oxigênio e os nutrientes necessários para a continuidade da vida, ao mesmo tempo em que recolherá os resíduos produzidos pelas células, encaminhando-os para a rede capilar, onde se realizará o intercâmbio gasoso (O2 x CO2). Nas artérias, circula o sangue que sai do coração e se encaminha para todos os órgãos do organismo, onde estão os capilares. Nas veias, circula o sangue venoso que sai dos capilares localizados nos órgãos, retorna ao coração e deste é bombeado para os pulmões. Nos capilares é realizada a troca gasosa, O2 x CO2, isto é, o sangue arterial deixa o O2 e recolhe o CO2, tornando-se venoso. Este sistema divide-se na Pequena e na Grande circulação, abaixo:
A Pequena