Iniciando estudo ao marketing
“Marketing é o processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de bens tangíveis, serviços, ideias, pessoas e lugares para realizar objetivos individuais e organizacionais”. E para conhecer o marketing, umas das primeiras coisas que temos quer ler e entender é os 4 Ps (preço, praça, produto, promoção).
Produto: É tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, sejam bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações ou idéias.
Promoção: Não basta criar bons produtos e disponibilizá-los ao mercado consumidor, é fundamental que exista o processo de comunicação com os clientes. Como ferramenta de promoção, podemos citar: propaganda, relações públicas, concursos culturais, ações na web, entre outras.
Preço: O preço é o elemento do composto de marketing que produz receita, os demais, apesar de terem o objetivo de produzir receita, só produzem custos. Ao determinar o preço, a empresa pode buscar seus objetivos, sobreviver, maximizar o lucro ou maximizar sua participação no mercado.
Praça (Ponto de Venda): O Ponto de Vendas ou Praça pode é a combinação de agentes que permitem que o produto/serviço flua, vai dos produtores aos consumidores. Ele pode ser uma gôndola de supermercado, um site na internet, vendas diretas, entre outros.
No marketing, temos nomes importantes, como Raimar Richers, Peter Drucker, Ambrosio e o mais conhecido considerado o pai do marketing Kotler que atualmente a definição do autor, tem sofrido modificações em suas diversas obras. Em 1998, Kotler definia marketing como “a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício” (KOTLER e ARMSTRONG 1998). Um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas” (KOTLER 1999 p.54). Na mesma obra, compara a sua própria definição com a de outros autores. Segundo Kotler, o marketing