Plano de Negocios
O Brasil é tido atualmente como líder mundial em abertura de novos empreendimentos. Cresce a cada ano o número de empresas que ganham espaço no mercado consumidor, porém, esses dados não significam que essas empresas sejam bem sucedidas e possuam permanência no mercado. Isso se dá devido ao não planejamento ou a falta de recursos e informações que permitam solidez no processo de criação dos negócios de grande e pequeno porte.
Entretanto, existem meios que o empreendedor pode recorrer para lhe dar suporte antes, durante e depois da criação do empreendimento. Para isso, é necessário que a pessoa que deseja iniciar o negócio possua um perfil empreendedor, vise o futuro e esteja atento as tendências do mercado e busque uma constante atualização de seu conhecimento através de estudos, cursos e palestras a fim de melhorar e ser eficiente naquilo que escolheu como ramo de negócio.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas para auxiliar no processo decisório do planejamento empresarial a fim de que este conte com a eficácia e eficiência nos resultados. Assim, também ressaltando que os empreendimentos devem estar adequados aos consumidores e atentos à competitividade, fazendo-se necessário um constante estudo para melhoramento, ocasionando o sucesso e o bom andamento nas fases da criação e permanência das empresas, baseando-se no Plano de Negócios, bastante difundido atualmente.
O planejamento baseado no Plano de Negócios tem sido uma ferramenta fundamental para o empreendedor, pois possibilita o levantamento de dados, estudos e analises que o permita toma decisões e dão a ele segurança para estabelecer metas, objetivos e cumpri-los. O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é uma entidade organizacional responsável por ajudar em consultorias, estudos e oferece recursos como cursos e treinamentos para o desenvolvimento para os empreendedores que precisam de suporte nesse processo. Tendo em vista a