certificacao breeam
O que é esse certificado
O sistema BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), criado em 1990 na Inglaterra, foi o primeiro a oferecer um selo ambiental para edifícios. Várias outras metodologias surgiram depois para diferentes países, porém a maioria delas baseia-se BREEAM.
Sistema de certificação britânico desenvolvido pelo BRE – Building Reserch Establishment
País de origem: Inglaterra
Ano de lançamento: 1992
Empreendimentos no mundo: 1.200.000 certificados /em fase de certificação
Empreendimentos no Brasil: 1 em fase de certificação
BREEAM significa Método de Avaliação Ambiental do Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa responsável pela criação do selo. Muito popular no reino Unido e nos países europeus, o BREEAM chega ao Brasil sob o esquema de certificação internacional BESPOKE – um sistema personalizado e adaptado que incorpora as normas e regulamentos locais. O BESPOKE foi desenvolvido para projetos internacionais e cobre diversos programas: residenciais, comerciais, escritórios, industriais, entre outros.
O BREEAM utiliza medidas de avaliação de desempenho reconhecidas internacionalmente, aplicadas a partir de uma ampla gama de categorias e critérios relacionados a energia, água, ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão. Sua metodologia robusta foi desenvolvida com base em pesquisas científicas relacionadas à construção civil. O nível de exigência é altíssimo e sua introdução no cenário brasileiro ainda é recente e pouco desenvolvida.
Tipos de abrangência
O referencial desenvolvido para aplicação em países fora da Europa, o BREEAM International Bespoke, é dividido em 9 categorias:
-gerenciamento: Monitoramento de impactos ambientais durante a obra; comportamento socioambiental dos construtores.
-energia-água: Uso de tecnologias de baixo ou zero