Marx weber
Biografia
Maximilian Carl Emil Weber (21/04/1964 – 14/06/1920) foi um intelectual alemão jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia.
Teórico das ciências sociais e autor do estudo sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo. Nasceu em Munique, em 1894 foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Durante o período de 1900 e 1918, ficou afastado do magistério por conta de um colapso nervoso. Volta a dar aulas somente em 1917, mesmo assim por um breve período, na Universidade de Viena. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas. A herança paterna lhe permite manter-se e escrever livros no decorrer da vida.
Weber é considerado, junto com Karl Marx e Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo. A sua abordagem diferia da de Marx, que utilizou o materialismo dialético como método para explicar a evolução histórica das relações de produção e das forças produtivas. Contrastava igualmente com as propostas de Durkheim, que considerava ser a religião a chave para entender as relações entre o indivíduo e a sociedade. Para Weber, o núcleo da análise social consistia na interdependência entre religião, economia e sociedade. No seu conhecido ensaio A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904-1905), Weber expunha por que haviam surgido no âmbito ocidental, e só aí, fenômenos culturais que iriam assumir um significado e uma validade universais. O protestantismo e, especialmente, o calvinismo haviam estabelecido as bases do sucesso econômico, da racionalização da sociedade ocidental e, por último, do desenvolvimento do capitalismo. Tudo isso a partir de conceitos como a ética da renúncia ao instinto (ascese interior) e o desencanto ante o mundo. Weber também procurou uma ética econômica das religiões que, com exceção do Islã, seria baseada em