Cronograma TCC
A introdução é a parte do trabalho que proporciona ao leitor uma ideia geral sobre o que será tratado no mesmo. Ela deve ser clara e objetiva, devendo conter obrigatoriamente:
- Apresentação do assunto: deve-se apresentar o assunto que será tratado, contextualizando o mesmo, ou seja, primeiramente apresenta-se o tema geral, realizando um afunilamento do assunto.
- Apresentação da importância e justificativa: deve ser feita uma apresentação dos motivos que demonstram a importância da realização deste estudo Deve-se convence ro leitor por que vale a pena estudar o assunto, por que o estudo é importante para o progresso da ciência.
- Apresentação da hipótese ou problema de pesquisa: para dar maior consistência ao tema a ser abordado, é necessário que o autor se fundamente em uma hipótese ou em um problema de pesquisa. Isto se tornará o norte do trabalho, ou seja, o seu desenvolvimento será direcionado para a reposta a hipótese ou ao problema levantado. O problema deve ser formulado como pergunta, claro e preciso, empírico e suscetível de solução. Já a hipótese é uma suposição de como a realidade acontece e pode ou não ser verdade. É definida por meio de observação, resultados de outras pesquisas, teorias e intuição.
- Apresentação prévia do objetivo: o objetivo será apresentado posteriormente no próximo tópico, mas é importante que a introdução proporcione ao leitor uma idéia do que se propõe o estudo em questão. É a afirmação daquilo que se quer alcançar com o estudo.
- Breve estruturação do trabalho: apresentar ao leitor a forma como o trabalho será dividido e o conteúdo que será tratado em cada tópico a seguir.
2. OBJETIVOS
Os objetivos devem ser escritos sempre com o verbo no infinitivo, utilizando-se principalmente os verbos verificar, estudar, analisar. Enquanto o objetivo geral refere-se ao que se almeja alcançar como produto final, os objetivos específicos indicam especificamente os dados que se visa obter.
2.1 Objetivo