Demanda, Oferta e Equilibrio de Mercado
É a quantidade de mercadoria que os vendedores querem oferecer de acordo com cada preço dado.
-Quantidade Ofertada
Vamos supor que uma barra de chocolate seja vendida a R$1,20, e o vendedor esteja disposto a vender 30 barras de chocolate ao dia. A quantidade ofertada é de 30 barras por dia.
Se o preço aumenta o produtor se sente motivado a produzir mais e vender mais.
Se o preço diminui o produtor se sente desmotivado a produzir e vender.
-Lei da oferta e Procura:
Também chamada de Lei da Oferta e da Demanda.
Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.
Existem outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:
Os desejos e necessidades das pessoas
O poder de compra
A disponibilidade dos serviços - concorrência exemplo ar condicionado
Se está calor a procura aumenta e o preço do ar condicionado se eleva, se a procura diminui o preço tende a baixar.
O brasileiro que quer amenizar as altas temperaturas desse verão ainda tem uma alternativa para adquirir ventiladores ou ar-condicionado, produtos atualmente fora de estoque e sem previsão de entrega na maioria das redes varejistas. Sites de leilões e de comércio eletrônico de produtos usados são uma opção.
No Sold Leilões Online há aparelhos de ar-condicionado com lance inicial de R$ 150, com leilões previstos para terminar no próximo dia 19. O Leilão Free tem opções mais limitadas. Apenas um aparelho de ar-condicionado portátil está em oferta no momento. O leilão está previsto para terminar em 15 dias e não prevê valor mínimo para lance