Ingestão caustica- caso clínico
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA DE SAÚDE DO ADULTO I
PORTIFÓLIO REFLEXIVO I
PALMAS-TO
2013
MARYANNE OLIVEIRA SILVA
PORTIFÓLIO REFLEXIVO I
Trabalho apresentado à disciplina do Saúde do
Adulto I do Curso de Medicina, componente da avaliação. Orientador:Prof.Pedro Manuel Gonzalez Cuellar
PALMAS-TO
2013
1. APRESENTAÇÃO DO CASO
ANAMNESE
Data 11/01/2013 * Identificação
DMB, 24 anos ( D.N. 14/03/1988), solteiro, trabalhou por 2 anos na assistência social e 1 mês na Espanha em um restaurante. Nasceu e residiu em Paraíso-TO até os 22 anos, morou na Espanha por quase 2 anos, e voltou para Paraíso-TO há 2 meses. * QP
“ Sonda da jejunostomia entupiu”
* HDA
Paciente relata ingestão de ácido clorídrico no dia 30 de Março de 2011 (há 1 ano e 9 meses) após discussão familiar em estado de intoxicação alcoólica.Relatou que no momento sentiu queimação e sensação “de que tudo estava derretendo” no trajeto que o líquido passava, relatou também hematêmese, dispneia seguido de desmaio.
Foi encaminhado ao Hospital de Cabuenes na Espanha onde ficou internado 20 dias, 10 dias na UTI em coma. Teve esofagite e gastrite por Cáustico com perfuração gástrica, e por isso foi realizado uma gastrectomia total, esofagostomia ( para saída de secreção de saliva) e jejunostomia( para alimentação enteral).
Após um mês do acontecido retiraram a sonda de esofagostomia pois já não estava mais drenando saliva devido a estenose de esôfago, e com um mês e meio relatou dispnéia devido a uma estenose alta das vias respiratórias e por isso foi realizado uma traqueostomia.
Relatou alimentação enteral por jejunostomia há 1 ano e 9 meses e nenhuma intercorrência ou complicação nesse tempo.
Voltou ao Brasil há quase 2 meses e foi internado 3 vezes no HGP, a primeira vez para realização de exames para