Vidrarias
CoordenaÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA curso de engenharia química
LILIAN GRAZIELLY G. DA SILVA
MARIA PAULA N. M. DA SILVA
RAFAELA DAIANE DE OLIVEIRA
química experimental: manuseio de materiais de vidro
relatório
PONTA GROSSA
2011
LILIAN GRAZIELLY G. DA SILVA
MARIA PAULA N. M. DA SILVA
RAFAELA DAIANE DE OLIVEIRA
QUÍMICA EXPERIMENTAL: MANUSEIO DE MATERIAIS DE VIDRO
Trabalho requisitado na disciplina de Química Geral e Experimental como avaliação parcial do 1º período do Curso Superior de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.
Profª Maria Regina
PONTA GROSSA
2011
MANUSEIO DE MATERIAIS DE VIDRO – AULA PRÁTICA 4
1 Objetivos
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratório.
2 Materiais e métodos
Bequer de 250mL, erlenmeyer de 250mL, proveta de 100mL, pipeta volumétrica de 25mL, pipetas graduadas, bureta de 50mL e balão volumétrico de 100mL.
3. Procedimentos
3.1 Medir 50mL do líquido em um Bequer de 250mL e transferir para o Erlenmeyer, anotando a diferença de volume. Logo após anotar, transferir para a proveta e fazer a leitura do volume novamente, verificando os erros na escala.
3.2 Medir 100mL do líquido na proveta graduada, transferir o líquido para um Béquer de 250 mL verificando o erro na escala. Em seguida transferir para um balão volumétrico, analisando a ordem crescente de precisão dos aparelhos.
3.3 Pipetar 10mL do líquido usando a pipeta volumétrica e transferir para a proveta de 100mL, comparando a precisão das escalas.
3.4 Pipetar com uma pipeta graduada e transferir para um Béquer as seguintes quantidades do líquido: 1mL, 5mL, 3,8mL e 4 mL; para treinar o controle de volumes variáveis em uma pipeta graduada.
3.5 Encher uma bureta com o líquido- acertando o menisco e verificando se não há ar em alguma parte da torneira- e transferir para o Erlenmeyer, comparando a precisão da escala
4.