Informática na Educação
Na atualidade é fundamental nos comunicarmos de alguma forma seja ela por telefone ou pelo uso da internet. A cada dia surge uma nova tecnologia no mercado, tornando-se importante para a vida das pessoas, inclusive na área educacional. A aprendizagem do aluno com o uso das TICs torna se mais fácil e muito mais empolgante uma aula, os professores recorrem ao uso dos computadores, utilizando-se da internet para buscas e novos conhecimentos.
A tecnologia faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, mesmo sendo um simples celular há o acesso à internet facilmente. Quando foi inserida a tecnologia na educação, as aulas ficaram muito mais divertidas e proveitosas, quando pensamos naqueles montes de livros empoeirados nas prateleiras, ou quando tínhamos que ficar na fila de espera na biblioteca, a alguns anos atrás, hoje em dia temos diversos aplicativos de e-books, que só vem aumentando a cada dia que passa as possibilidades de leituras diversificadas. Mas antes mesmo de inserirmos esse monte de tecnologias em uma escola se faz necessário que os professores (os ministrantes) se aperfeiçoem em relação aos equipamentos e quais softwares educativos utilizarem, os professores precisam estar aptos para gerar conhecimento através das tecnologias.
Pude perceber conversando com a Hudson (Administrador - Que executa a função de professor de informática na Escola Classe 15 de Taguatinga DF) ainda falta muito para que o laboratório seja o local ideal para esse tipo de aula, faltam máquinas para os alunos, ainda sim fazem tudo que podem para garantir a inclusão digital dividindo as aulas por períodos, para que todos os alunos da turma possam ter o mesmo acesso e as mesmas informações. Nesse caso especifico, não há uma falta de interesse dos professores, pelo contrário, eles apoiaram a causa e fizeram os cursos necessários para aprimoramento em relação ao Linux, que não é muito comum nas residências como o Windows ao qual estamos acostumados,