Informações implicitas
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo uma breve análise comparativa entre implícito, pressuposto e subentendido os quais encontramos em mensagens, falas, textos e diálogos do cotidiano.
É de suma importância a diferenciação dos pressupostos e subentendidos, pois esses dois temas, apesar de parecidos, trazem duas concepções divergentes, o primeiro leva-nos a conclusões fundadas em verdades compartilhadas, já o segundo, por sua vez, leva-nos a conclusões próprias. Sendo assim, passamos a expor cada um dos temas, os quais nos fazem compreender as informações implícitas.
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
No dicionário encontramos o seguinte significado para a palavra implícito: que está envolvido, mas não de modo claro, subentendido. Nota-se como um assunto acaba se entrelaçando com outro, da qual também faz parte do mesmo trabalho. As informações implícitas estão por toda a parte, que atinge nosso subconsciente, usado por meio de imagens, músicas e gestos da qual a mídia os utiliza muito. Influenciando inclusive na compra de certo produto. Numa analogia, pode-se dizer que a Ordem Explícita é o universo espaço-temporal em que vivemos, e a Ordem Implícita o universo do não-
manifesto.
*Implícito: é algo que está envolvido naquele contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
*Quando lidamos com uma informação que não foi dita, mas tudo que é dito nos leva identificá-la, estamos diante de algo implícito.
*A compreensão de implícitos é essencial para se garantir um bom nível de leitura. *Há textos em que nem tudo o que importa para a interpretação está registrado. *O que não foi escrito deve ser levado em consideração para que se possa verdadeiramente interpretar um texto.
Para uma leitura eficiente, o leitor precisa captar tanto as informações explícitas como também implícitas. Um bom leitor é aquele que consegue ler nas entrelinhas, senão acaba por