Comunicação
Nova Iguaçu, quatro horas da tarde, sábado de sol. Dois times suam a alma numa pelada barulhenta; o campo em que correm os dois times abre-se como um clarão de barro vermelho cercado por uma ponte velha, um matagal e uma chácara silenciosa, de muros altos.
NOGUEIRA, Armando. "Os melhores da crônica brasileira". Rio de Janeiro: José Olympio, 1977)
Texto B
Em um sábado de sol, às 16h, em Nova Iguaçu, dois times jogavam uma pelada. O campo em que o jogo acontece parece um clarão no meio de um matagal e há também uma chácara silenciosa de muros altos no entorno.
SANTOS, Patrícia. Coletânea de reescritas , 2011
Observando a relação entre o texto A e o texto B, é possível afirmar que:
Resposta
Resposta Selecionada: d.
B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações.
Resposta Correta: d.
B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações.
Feedback da resposta:
Resposta Correta: B é uma paráfrase de A, pois B limita-se a retomar os elementos de A, fazendo pequenas alterações. A primeira afirmativa está errada, pois não há distorção do ponto de vista do autor do primeiro texto; a segunda afirmativa está incorreta, pois a autora não acrescenta nenhuma opinião aos fatos narrados; há total intertextualidade entre os dois textos, o que invalida a terceira alternativa. Por fim, a última alternativa está errada, pois o texto A é o texto base, tendo sido publicado antes do texto B e, se fosse uma paródia, distorceria o ponto de vista do autor do texto original.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos A intertextualidade é um recurso muito presente na literatura e mídia contemporâneas e permite o diálogo entre textos. Em geral, pode ser tomada como intertextualidade implícita e explícita. Assinale a alternativa que contém um intertexto explícito nos fragmentos abaixo, de autoria de Machado de Assis.
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Fui sempre