Semântica: informações implícitas – pressuposto e subentendido
CÂMPUS NATAL – CENTRAL
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
COORDENAÇÃO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA II
PROFESSORA: FRANCISCA ELISA
ERYCA PATRYCIA
HOSANA EMANNUELI
PAULO ROBERTO FERNANDES
SEMÂNTICA:
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS – PRESSUPOSTO e SUBENTENDIDO
JUNHO – 2012
NATAL - RN
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CÂMPUS NATAL – CENTRAL
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
COORDENAÇÃO DA LICENCIATURA EM ESPANHOL
SEMÂNTICA:
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS – PRESSUPOSTO e SUBENTENDIDO
Trabalho apresentado pelos graduandos Hosana Emannueli, Eryca Patrycia e Paulo Roberto Fernandes, como requisito de avaliação da unidade I da disciplina Linguística II.
Natal
2012
1 Introdução
Tendo em vista a linguagem como uma atividade comunicativa interativamente social vivenciada entre os indivíduos, o presente trabalho tem como objetivo estabelecer a definição do que são informações implícitas no âmbito da semântica permeado por dois elementos essenciais: os pressupostos e subentendidos, que podem ser identificados em uma linguagem oral e/ou escrita assim utilizada em determinado contexto social.
Portanto, é de grande relevância traçar essa distinção entre os pressupostos e subentendidos, pois tratam de ideias ou informações expressas de forma não explícita, no entanto, com duas concepções divergentes que exige do leitor ou ouvinte uma interpretação mais rebuscada do que foi dito.
Dessa forma, não apenas focados em conceitos teóricos, o estudo a seguir pretende trabalhar os assuntos de uma forma prática analisando anúncios publicitários que permitem compreender o mecanismo desse fenômeno de cunho linguístico como também o seu efeito semântico dentro do contexto social.
2 Referencial teórico
2.1 Informações implícitas
De acordo