Influência do CO2 na acidez da água da chuva
H2O (l) + CO2 (g) → H2CO3 (aq) Depois o ácido carbónico ioniza-se na água originando pequenas concentrações de iões Hidrónio (que dão características ácidas): 2H2O (l) + H2CO3 (aq) ⇌ CO32- (aq) + 2H3O+ (aq)
O acréscimo de acidez da chuva provém da reacção dos poluentes atmosféricos primários, tais como os óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de azoto/nitrogénio (NOx), que juntamente com a água formam no ar ácidos fortes – ácidos sulfúrico e nítrico. As principais fontes destes poluentes são os transportes, indústrias e centrais eléctricas (principalmente as de carvão).
As chuvas ácidas têm-se mostrado associadas a algumas doenças que põem em causa a saúde humana:
Nariz e Garganta: Maior tendência para asma e sinusite
Olhos: Maior probabilidade de conjuntivite
Brônquios: Maior predisposição à broncopneumonia
Pulmões: Riscos de enfisema (ver o que é na nota abaixo)
Enfisema é uma doença pulmonar caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos pulmonares, o que causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente. Ela geralmente é causada pela exposição a produtos químicos tóxicos ou exposição prolongada ao fumo de tabaco. Caracteriza-se pela hipertrofia das paredes das mucosas.
Coração: Mais doenças cardiovasculares
Com a realização deste trabalho, esperamos ter alcançado os objetivos pretendidos, ou seja, não só termos compreendido as causas e consequências das chuvas ácidas, assim como a importância de tomarmos medidas para salvaguardar a saúde e biodiversidade do Planeta Terra!
Pense melhor, aja pelo melhor!