Chuvas Ácidas
Química e Ambiente
“Lepra da Pedra”
Catarina Santos e Elisa Teixeira
19/12/2012
1
ÍNDICE
1.
Introdução_______________________________________________________p.3
2. Chuva ácida:
2.1.1 O que é?_________________________________________________p.4
2.1.2 O que provoca as chuvas ácidas?___________________________p.5 e 6
2.1.3 O que causa?______________________________________________p.7
2.1.4 Como resolver?____________________________________________p.8
3. Conclusão________________________________________________________p.9
4. Bibliografia______________________________________________________p.10
2
1. Introdução
Neste trabalho iremos falar da “lepra da pedra” ou como é vulgarmente conhecida,
CHUVA ÁCIDA.
A Terra é o único planeta conhecido que apresenta uma atmosfera quimicamente ativa e rica em oxigénio. Há milhares de anos, a nossa atmosfera não se apresentava assim, pois era constituída sobretudo por amoníaco, metano e água, havendo muito pouco oxigénio. É provável que os raios ultravioletas penetrassem, o que originou reações químicas que levaram ao aparecimento de vida terrestre. Os organismos utilizaram a energia solar para quebrar as moléculas de dióxido de carbono que posteriormente, incorporaram as suas células. A este processo chamasse fotossíntese e tem como produto secundário o oxigénio. Com estes processos o amoníaco e o metano foram desaparecendo e hoje em dia a nossa atmosfera é constituída por oxigénio e azoto.
O oxigénio está presente em maior quantidade e de diferentes formas químicas. O oxigénio atmosférico é consumido durante a respiração e por vários processos industriais que posteriormente produzem dióxido de carbono. A grande quantidade de água nos oceanos e lagos constitui uma fonte quase inesgotável de oxigénio.
Os processos químicos que ocorrem na atmosfera são influenciados por radiações solares, erupções vulcânicas e atividades humanas. São estes processos que provocam a