Ciclo biogeoquímico
ENXOFRE Encontrado no solo - em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério -, nas proximidades de vulcões, onde é encontrado na sua forma original, há muitas unidades de exploração. O enxofre é um importante constituinte de alguns aminoácidos, como a cisteína, e portanto, não pode faltar para perfeita produção de proteínas – que dependem basicamente dele.
Ciclo do Enxofre – As seis etapas do ciclo: a) As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos; b) Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos; c) Os seres vivos se alimentam das plantas; d) Microorganismos decompõe os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio; e) O enxofre é extraído do sulfeto por bactérias e microorganismos; f) Sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.
O enxofre possui dois reservatórios no meio ambiente: - Reservatório maior: Nos sedimentos da crosta terrestre, permanece armazenado na forma de minerais de sulfato. Com a erosão, fica dissolvido na água do solo e assume a forma iônica de sulfato (SO4--); sendo assim, facilmente absorvido pelas raízes dos vegetais. - Reservatório menor: Na atmosfera, existe combinado com o