chuva acida
ÁCIDA
BOCAIUVA, 03/05/2012
EQUIPE
Ildis Luiza Alves Ribeiro
indice
I. INTRODUÇÃO
II. CAUSA DA CHUVA ÁCIDA
III. CONSEQUÊNCIAS
IV. SOLUÇÕES
V. CONCLUSÃO
VI. BIBLIOGRAFIA
Introdução
CHUVA ÁCIDA
O Termo Chuva Ácida foi primeiramente usado em 1.872 por Robert Angus Smith, um químico e climatologista inglês. Ele usou para descrever a precipitação ácida em Manchester logo após a Revolução Industrial.
A água neutra tem ph 7, a chuva torna-se naturalmente ácida pela dissolução de dióxido de carbono na atmosfera.
O dióxido de carbono reage com água para formar um ácido fraco: Ácido carbônico.
O ph quando abaixo de 5,6 é considerado excessivamente ácido, assim chamamos qualquer precipitação (chuva) com o ph menor que 5,6 de chuva ácida.
Veremos a causa, conseqüência e soluções a seguir.
O QUE PROVOCA CHUVA ÁCIDA?
Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
A chuva ácida é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos e industrializados, onde ocorre a poluição decorrente da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil (derivados de petróleo.)
É importante ressaltar que a chuva contém um pequeno grau natural de acidez, no entanto, não gera danos à natureza. O problema é que o lançamento de gases poluentes na atmosfera por veículos automotores, indústrias, usinas termelétricas, entre outros, tem aumentado a acidez das chuvas. O seu ph normal é de 7, quando afetado pelos gases liberandos na atmosfera o ph pode chegar 4,5 causando assim a chuva ácida.
A chuva ácida industrial é