PCA E PAIR ( PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA E PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUIDO)
E
PAIR
BOCAIUVA, 07/05/2012
EQUIPE
Amanda Carvalho Silva
Ildis Luiza Alves Ribeiro
BOCAIUVA, 07/05/2012
ÍNDICE
I. Introdução
II. O que é Ruído
III. Intensidade e Frequência
IV. O que é Som
V. Tipos de Ruído e como controlar
VI. Classificação dos Ruídos
VII. Limites de tolerância
VIII. Ação do Ruído sobre o homem
IX. Conclusão
PAIR
I. Prevenção
II. Medidas Preventivas
III. Ministério do Trabalho
IV. Conclusão
INTRODUÇÃO
O ruído é um agente invisível e que causa grandes malefícios ao trabalhador diferente do som. Ele pode ser classificado como ruído Contínuo, Intermitente e de Impacto. O ruído é conhecido desde os tempos do Egito, existem relatos antigos que pessoas que moravam às margens do Rio Nilo tinham perda auditiva.
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) relata as doenças causadas por exposição ao ruído, trata também da prevenção e das medidas preventivas.
PCA
Programa de Conservação Auditiva
O QUE É RUÍDO
O termo ruído é usado para descrever sons indesejáveis ou desagradáveis, ou seja, barulho.
É possível medir um ruído conhecendo o conjunto “intensidade e freqüência” das vibrações propagadas. À medida deste conjunto dá-se o nome de DECIBEL (dB) que é uma unidade de intensidade fisiológica, pois quantifica as relações entre estímulo e sensações provocadas pelas vibrações sonoras.
Intensidade
Indica a quantidade de energia transmitida por uma onda sonora emitida por uma máquina, equipamento ou grito de uma pessoa que, quanto maior, mais nociva para a audição.
Frequência
Indica o número de vibrações sonoras produzidas em um segundo. Os aparelhos que medem as freqüências indicam os resultados em hertz (Hz). Os sons com freqüência menores do que 10 Hz são chamados infra-sons e os sons com freqüência acima de 100.000 Hz são chamados ultra-sons.
COMO CONTROLAR O RUÍDO
A regra básica