Influência da Prática de exercicio fisico na qualidade de vida dos idosos
Influência da Prática de Exercício Físico na Qualidade de Vida nos Idosos
Métodos Estatísticos II – Dr.ª Maria dos Prazeres Gonçalves
Diana Barros & Martinha Vidinha
Licenciatura Psicologia 1ºano
Este trabalho tem o objetivo de avaliar a importância do exercício físico na qualidade de vida do idoso.
Resumo
O estudo tem como objetivo entender até que ponto a prática de exercício físico pode influenciar a qualidade de vida dos idosos, ou seja, até que ponto pode haver uma melhoria no envelhecimento.
Deste modo a amostra é constituída por 62 idosos de ambos os sexos, de 4 instituições (lares/ centros de dia/ ginásio), e a particulares, com idades compreendidas entre os 65 anos e 93 anos. Destes 62 idosos 31 praticam exercício físcio e 31 não praticam.
O presente estudo foi determinado através do WHOQOL-bref, em que avalia a qualidade de vida dos idosos, recorrendo a 4 dimensões. Recorreu-se ainda, a um questionário composto pela identificação sociodemográfica e ainda tendente a avaliar a perceção sobre atividade física e saúde dos idosos, Gonçalves & Lima (2002).
Os procedimentos estatísticos utilizados foram a média, o desvio padrão, o coeficiente da correlação de Pearson, a análise do teste T não relacionado e o Teste de Mann Whitney.
Através dos resultados desta investigação verificou-se que a prática de exercício físico é importante na vida de um idoso, daí a continuidade da mesma.
Palavra-chave: Exercício físico, qualidade de vida, terceira idade, envelhecimento
Índice
Índice de tabelas
Introdução
Cada vez mais, a população idosa tem vindo a aumentar, tornando-se uma preocupação. A atividade física aparece como uma forma de envelhecer com melhor qualidade de vida, ou seja, que estes tenham mais saúde e possam manter a sua independência e autonomia.
Neste âmbito, procuramos ir de encontro a