influencia filosófica
*Filosóficas: De acordo com CHIAVENATO (2000), a Administração recebeu influência da filosofia desde os tempos da antiguidade. O filósofo grego Sócrates (470-399 a.C) em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão (429-347 a.C), analisou os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Já Aristóteles (384-322 a.C), deu impulso inicial à filosofia, cosmologia,nosologia,metafísica,lógica e ciências naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano.
Francis Bacon (1561-1626), mostra a preocupação prática de se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental ou acessório. Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em administração como princípio da prevalência do princípio sobre o acessório. René Descartes (1596-1650), criou as coordenadas cartesianas e deu impulso à matemática e à geometria da época. Na filosofia, celebrizou pelo livro O Discurso do Método, no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano.
Thomas Hobbes (1588-1679), defende o governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade. Jean Jacques Roussean(1712-1778), desenvolveu a teoria do Contrato Social: O Estado surge de um acordo de vontades. Contrato Social é um acordo entre os membros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político, governantes ou de um conjunto de regras.
Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) propõem uma teoria da origem econômica do homem pelo homem. Marx afirma que os fenômenos históricos são o produto das relações econômicas entre os homens. Com a Filosofia Moderna, a Administração deixa