INFLUENCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA
1 INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA
1.1 O Espírito do Mecanicismo
Foi um fundamento filosófico, uma nova forma de ver o mundo, uma nova descoberta, sendo explicadas pelas leis da física e da química mecanicamente. Figuras mecânicas que realizavam movimentos que despertavam curiosidade em todos e essa maneira contribuía para o uso na ciência, na indústria e no lazer. Logo, a sociedade ocidental utilizava uma enorme quantidade de máquinas, contribuindo assim para a liberdade de certa maneira da dependência da força física. No entanto, as máquinas passaram a fazer parte da vida cotidiana das pessoas, em todas as fases de um modo geral e assim, a ciência faz mudança na forma das pessoas verem o mundo.
1.2 Físico Galileu Galilei e matemático físico Isaac Newton
De acordo com a teoria de Galileu Galilei, qualquer objeto existente no universo era composto de partículas de matéria em movimento e que as matérias eram discretos corpúsculos e ao se tocarem se afetavam com um toque direto. No entanto, com a mesma visão mecanista, Newton diz que o movimento é força de atração e repulsão. Por conseguinte, o movimento do átomo e o movimento que o atinge, se tornava uma meditação, pois deveria ser previsível. O funcionamento físico era comparado ao relógio que por sua vez era organizado e preciso, acreditando que ao dominar as leis do funcionalismo seriam capazes de prever o comportamento futuro. Por consequência, a observação e a experimentação foi algo importante para ciência, que por sua vez tentava definir, descrever o funcionamento do universo como máquina, comparando-o com o mecanismo de um relógio ou outros dispositivos de medição, que por sua vez eram precisos.
2 DETERMINISMO E REDUCIONISMO
O funcionamento do universo era comparado com o mecanismo do relógio, pois não precisava de ajuda para que o mesmo funcionasse logo. O Determinismo se explica com elementos passados, que explicam