AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA”
ESCOLA DE SÁUDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
MILLA CRISTHIE SELENKO DE SOUZA
“AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA”
CURITIBA
2012
Do século XVII até o século XIX, o menicismo foi o ensinamento que se firmou e constitui o Zietgeist da época. Segundo os menicistas são deliberados mecanicamente e suscetível de explicações pelas da física e da química. A idéia foi originada por Galileu Galilei, e aperfeiçoada por Isaac Newton, diante de um período revolucionário, o qual levou o homem acreditar que qualquer coisa no universo poderia ser medido, como por exemplo: relógio ( pondera a mais significativa), termômetro, entre outros aparelhos que pudessem apresentar medições.
Ao longo dos anos, estudos dos cientistas começaram a relacionar o ritmo da atuação do relógio com o funcionamento do universo, sendo assim eles notaram que os eventos no universo físico eram previsíveis de acordo com o funcionamento das peças, ou seja, eles estavam medindo tempo já e notaram que as coisas aconteciam com certa freqüência. Então concluíram que poderiam prever o que aconteceria depois, com base no que já tinha acontecido. Isso é determinismo.
Considerando o mesmo ensinamento foi popularizado o conceito do reducionismo pelos cientistas, demonstrando a necessariedade somente de desconcertar o relógio, reduzindo os seus componentes básicos, observando o mecanismo do mesmo, assim acreditando poder fazer o mesmo com o universo físico.
O surgimento dos robôs também no século XVII, trouxe a superfície a indagação no quesito funcionamento da matéria que pode ser analisada bem como o funcionamento do universo físico, baseada no mecanicismo. Filósofos como Descartes entre outros, adotaram o robô como modelo humano, assim afirmando que o corpo não passava de uma máquina humana.
O empirismo veio como uma nova linha de pensamento ainda no século da evolução da ciência , os empiristas