AS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS NA PSICOLOGIA
Para os mecanicistas o universo era comparado a uma boa maquina, ou seja, organizado e preciso. Pensando nisso acreditavam que o universo foi projetado por Deus com perfeição, e se conseguissem dominar as leis do seu funcionamento seriam capazes de prever seu comportamento futuro. Neste ambiente nascem o determinismo e o reducionismo.
O determinismo compara o universo á um relógio, diz que qualquer ação é determinada por eventos passados sendo possível prever mudanças que ocorrem na operação do relógio (assim como no universo) com base na sequencia e na regularidade do funcionamento das peças. Com este foco do funcionamento das peças surge o reducionismo que acreditava entender o funcionamento das partes (peças) para compreender o funcionamento total. Aplicando este raciocínio para todas as ciências, inclusive a nova psicologia.
Esta visão das coisas como máquinas foi aplicado a tudo, inclusive aos seres humanos. Desse modo, a noção de que o funcionamento e comportamento humano obedeciam aa leis da mecânica e os métodos experimentais e quantitativos seriam igualmente aplicáveis ao estudo da natureza humana. Em linhas gerais o mecanicismo também era