Influencia do iluminismo
Introdução
Influência do Iluminismo na indepêndencia dos EUA
O Iluminismo foi um conjunto de pensamentos e teorias que surgiram na Europa do século XVIII, que exalta a razão como a única forma do ser humano lidar com a natureza (ciências) e a sociedade (política).Os ideais iluministas combatiam principalmente o Absolutismo e o grande poder exercido pela igreja, também foi um pensamento que questionou os valores presentes na época, explorando novas ideias, cujo o principio era a Igualdade, Liberdade e Fraternidade entre os homens. As ideias dos pensadores iluministas ingleses encontraram grande aceitação na França do século XVIII, onde atingiram o seu auge. Investigando problemas políticos, religiosos e culturais, os franceses procuraram idealizar uma sociedade na qual houvesse liberdade e justiça social. Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke(1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismos; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
Montesquieu (1698-1755), que propunha a divisão tripartida do poder: poder executivo, poder legislativo e judicial, mantendo-se os três em equilíbrio permanente. •Escreveu “O Espírito das Leis” e “Cartas Persas”. Defendeu ainda a posição de que somente as pessoas de boa renda poderiam ter direitos políticos, ou seja, direito de votar e de candidatar-se a cargos públicos.
Rousseau (1712-1778), outro pensador francês, distinguiu-se dos demais iluministas por criticar a burguesia e a propriedade privada.