Influências do iluminismo no brasil
Detalhar as ideias iluministas e elencar sua influência no Brasil.
JUSTIFICATIVA:
A pesquisa justifica-se pela importância do saber científico, da preocupação na averiguação de como surgiram os princípios por nós adotados, as influências externas que nos permitiram chegar ao Estado de Direito que possuímos.
INTRODUÇÃO:
Para salientar o ideário iluminista e como veio registrar-se em nosso país, é preciso apresentar como ele influenciou alguns outros países no mundo e como deu-se a sua égide. O iluminismo surgiu com uma nova escola literária, o Arcadismo, por volta de 1700 e tinha como principais objetivos as discussões acerca do fim do absolutismo, fim do colonialismo, liberdade de expressão e religiosa e liberdade econômica (liberalismo). Podemos ver sua incidência na Revolução Francesa (1789) e na Independência dos Estados Unidos da América (1775-1783).
DESENVOLVIMENTO:
Deixando um pouco para outra possível discussão acerca dos primórdios iluministas, temos de nos concentrar em como se deu a chegada ao Brasil e em como somos ainda bem apegados aos conceitos, como está explícita em nossa Constituição Federal, como influenciou e influencia nossa política e até mesmo a economia.
Um pouco antes de 1789 – data coincidente com a da Revolução Francesa – alguns filhos de pessoas com bastante posse aqui no Brasil, iam estudar, complementar sua formação, na Europa. Dessa forma, foram conhecendo a nova tendência filosófica à época e trouxeram seus ideais ao Brasil e viam que sua aplicação em nossa realidade deveria ser só questão de alguns anos.
Assim sendo, em 1789, um grupo de pessoas que estudavam e reproduziam a “iluminação”, deu início ao que conhecemos como a Inconfidência Mineira, que pregava o fim da escravidão no Brasil, o fim da monarquia portuguesa e o liberalismo, tanto econômico, quanto político. Liberdade de expressão e tolerância religiosa também estavam bem em voga. Como podemos ver, temos o primeiro paralelo já registrado com a