Influencia da Informatica no mundo laboral
1 Introdução
A revolução tecnológica a que temos assistido nos últimos anos fez com que os computadores tivessem uma grande influência na sociedade. Os engenheiros informáticos, como em todas as outras profissões, debatem-se com questões éticas, que dada a influência referida anteriormente podem colocar muita coisa em causa. Por isso, foram definidos códigos de ética para esta profissão, para que as suas considerações profissionais fossem as mais correctas possíveis. Existem vários códigos feitos por organizações diferentes, mas que são muito semelhantes entre si, e todos eles possuem uma série de regras morais básicas, para depois se debruçarem sobre normas mais específicas de um ponto de vista profissional.
2 A Ética e a Moral
Como toda palavra usada exaustivamente, ela vai adquirindo “outras interpretações” até, divergindo um tanto do significado original. Para qualquer coisa errada que um indivíduo cometa, diz-se que “faltou-lhe ética”. Outros colocariam “moral” no lugar de ética. Esse uso meio que indiscriminado confunde as pessoas, que acabam por propagar o “erro”. Porém, mesmo os teóricos promovem essa confusão na medida em que escrevem seus textos muitas vezes sem o cuidado de observar o significado conceitual dessas duas palavras (ética e moral).
“Ética” origina-se do termo grego ethos, que significa o conjunto de costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade. Os romanos o traduziram para o termo latino mos, moris (que mantém o significado de ethos), dos quais provém moralis, que deu origem à palavra moral em português (Marcondes, 2007, p. 09).
3 A Ética e a Informática
Se toda profissão necessita de regulamentação, precisa de seu código de conduta, também não é diferente para a categoria dos profissionais da computação. Portanto, trata-se aqui de estudar a conduta do profissional de computação e não o usuário.
A primeira constatação óbvia é a do carácter de dependência do mundo actual em relação aos aparatos