Job Etica
1.Introdução 2
2.Objectivos 3
2.1.Objectivo Geral 3
2.2Objectivos específicos 3
3.Conceitos sobre Ética 4
3.1.Ética 4
3.2.Moral 4
4.Ética e Profissão 5
5.Profissão e Códigos de Ética 5
6.A Ética e a Informática 6
7.Informática e Sociedade 7
8.Ética do Profissional de Informática 7
9.Código de Ética 8
10.Estudo de caso: Licença de Programas 9
11.Conclusão 10
12.Bibliografia 11
1.Introdução
Em poucas palavras temos que moral é própria nossa, são nossos conceitos íntimos e a falta para com eles é, ao mesmo tempo, a falta para conosco. A ética institui o melhor relacionamento entre as pessoas, ou seja, ela actua em como devemos nos portar diante dos homens, o procedimento ético, e portanto, refere-se à ambos os lados dessa relação. As leis regem o acordo do homem com a sociedade, e serve para impedir que a falta de ética e moral sejam perpetuadas e continuem causando algum mal aos seus membros (as pessoas e instituições que constituem a sociedade). Portanto uma atitude pode ser legal, ética, mas imoral, e cabe a nós afinarmos nossa sensibilidade para saber o que é certo e o que é errado.
Neste trabalho serão analisados aspectos que tem haver com aplicação da ética para um profissional da informática. Primeiramente abordar-se-á a ética de um modo geral, seus tipos suas principais características, objectivos e funções, para depois a posterior abordar especificamente sobre a ética aplicada neste caso a ética informática.
É comum nos dias de hoje a falta de honestidade, a injustiça e a falta de carácter por parte dos homens do mundo moderno, tendo este tipo de comportamento afectado profundamente o modo de vida da sociedade actual o que influencia directamente no que hoje chamamos crise de ética. Este trabalho pretende orientar de forma explicita sobre boas praticas e boas condutas que um Professional de informática deve dispor e o seu beneficio para a sociedade.
2.Objectivos
2.1.Objectivo Geral
Compreender os benefícios da aplicação do código de