A Ginástica Laboral na psicologia da Segurança
Com o intuito de identificar os efeitos benéficos da ginástica laboral, será desenvolvido um estudo de caso de uma empresa que realiza esta prática com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.
O programa de ginástica laboral trata da implantação de atividades físicas orientadas e praticadas durante o horário do expediente visando à melhoria pessoal e desempenho dos colaboradores para um bom desenvolvimento de um trabalho em equipe.
Deve-se salientar que este programa traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Sendo assim, justifica-se a importância deste tema como objetivo principal de minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e no trabalho, atuando na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso. Como conseqüência, a organização só obtém resultados positivos, tais como um colaborador mais motivado e disposto na execução de suas atividades, o que acarreta um aumento considerável na produtividade.
Segundo a Legislação, o profissional que vai atuar numa empresa no programa de ginástica laboral, deve estar qualificado para o exercício dessa função conforme a lei 9696/98. Ele deve ser graduado em Educação Física e de preferência com Especialização em ginástica laboral empresarial, mas existem muitos profissionais que já militam nessa função e são bem aceitos pelas empresas. Geralmente a função desse profissional não é somente aglomerar um certo número de funcionários num espaço físico e fazer uma série de exercícios de alongamento, relaxamento e até mesmo de pouca musculação, eles devem conversar intensamente com os