Industrialização restringida
Curso de Graduação em Administração
Maíra Simões Alves de Oliveira
Resumo crítico sobre Industrialização Restringida
Paracatu,
2013
1 INDUSTRIALIZAÇÃO RESTRINGIDA
A grande depressão, que atingiu a economia mundial na década de 1930, é considerada o marco fundamental do processo de consolidação da produção industrial brasileira.
A economia cafeeira do Brasil liderava a produção mundial do produto no fim do século XIX. Mesmo com o início da grande depressão a produção de café no Brasil continuava crescendo. Quando a crise mundial estourou ocorreu uma “fuga de capital”, com isso as reservas de ouro do governo reduziram-se a zero em dezembro de 1930. Os cafeicultores ainda possuíam grande peso político e mais uma vez lançaram mão do mecanismo cambial para sua defesa, porém essa medida não foi suficiente e o governo na intenção de diminuir a oferta do café resolveu queimar os excedentes que equivaliam a um terço da produção obtida entre 1931-1939.
Devido à grande depressão e aos mecanismos de defesa do café a renda nacional caiu e o índice de preços dos produtos importados subiu.
Em novembro de 1937 ocorreu um golpe militar liderado pelo presidente Getúlio Vargas. Além de representar o fim da descentralização republicana, fruto do próprio enfraquecimento da economia cafeeira, foi uma tentativa de afirmação de um projeto nacional.
Logo após a segunda guerra mundial, o país se redemocratizou e Dutra foi eleito iniciando seu governo dentro dos princípios liberais. O governo Dutra se mostrou pouco preocupado com o desenvolvimento industrial, porém apesar da pouca preocupação algumas ações desse governo beneficiaram a indústria. Dutra tentou intervir na sociedade através do plano SALTE, porém como não foram asseguradas as fontes de financiamento para esse plano o mesmo quase não saiu do papel.