A crise de 1930 e o avanço da Industrialização Brasileira.
Capítulo 5 – A crise de 1930 e o avanço da Industrialização Brasileira.
1) Quais foram os efeitos da grande depressão sobre a política econômica brasileira?
A crise de 29 atingiu muito a economia Brasileira, o Brasil era muito dependente das exportações do café, a crise provocou uma diminuição de renda e de consumo no mundo todo com isso, as exportações do principal produto do Brasil diminuíram, afetando diretamente a Economia Brasileira, com isso, os produtores de café começaram a investir na indústria, começando assim a Indústria Brasileira.
4) Que papel assumiu o mercado interno após a Grande Depressão?
Com as importações mais caras, a demanda passou a ser atendida pelo Mercado Interno, aumentando assim o setor industrial do país.
5) O que caracteriza o modelo de industrialização por substituição de importações?
Além de significar o início da produção interna de um bem antes importado, significa também uma mudança na pauta de importações do país. Se a produção interna de bens de consumo antes importados aumenta, aumenta também as importações por bens de capital e bens intermediários necessários para essa produção.
6) Explique o conceito de industrialização restringida.
Apesar de começar a produzir internamente alguns produtos que antes eram importados, o processo de industrialização ainda era incompleto, o país não tinha uma capacidade tecnológica e também financeira para desenvolver bens de capital e os bens intermediários, fundamentais para a produção de bens de consumo, portanto, continuavam a importar esses bens. A industrialização restringida se estende até a implantação do Plano de Metas do governo JK.
7) Qual foi o projeto nacional que se tentou implantar durante o Estado Novo?
O Estado assumiria o papel de indutor do desenvolvimento industrial, implementando agências governamentais para a regularização das atividades econômicas, estabelecendo uma nova legislação