Industria Coreana e Industria Americana
A administração coreana estimula um ambiente familiar onde pessoas que estão à frente se interagem de forma direta com a base. As vantagens em relação aos métodos americanos é que com essa filosofia “familia” extraem o que de melhor cada colaborador tem, como por exemplo, leva lo a ir além do que é esperado dele, simplesmente pedindo sem ter que ordenar. A desvantagem é ter que trabalhar com um processo de criação que é limitado e depende de cópias de produtos americanos. Eles casam suas técnicas com os métodos americanos.
2. Por que os industriais coreanos estão estabelecendo operações de fabricação nos Estados Unidos?
Além de eles terem visto uma oportunidade em um momento que os próprios americanos reclamam e está indo para outros países, tem também o motivo do medo de que regras protecionistas mantenham seus produtos fora dos mercados americanos, e também fabricando em outros países os impostos diminuem e os lucros são maiores.
3. Em sua opinião, a entrada de fabricantes estrangeiros de produtos eletrônicos tem um impacto positivo ou negativo na indústria eletrônica americana? Explique.
4.
Positivo. Haverá uma competitividade mesmo que obrigatória mas haverá, sendo beneficiados os americanos, movimentará a economia do país em vários sentidos, partindo do ponto de geração de emprego. E vendo pelo lado humanístico também é positivo a forma harmônica com que são tratados os colaboradores das empresas coreanas, os americanos tem muito de que eles sempre saem na frente, são intocáveis a maior economia mundial, e no momento estão sendo “invadidos” (vamos assim dizer de uma forma positiva) que fará com que um novo período se estabeleça.
5. O sucesso recente de multinacionais japonesas e coreanas pode ser melhor explicado por fatores políticos, econômicos ou culturais?