Senhora
Barbara Cristina Rudolf
Prof. Ronaldo Weingartner
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI FAMEG
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (PP 13) – Psicologia em Comunicação
20/05/11
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a influência da publicidade no consumismo como algo que pode ser analisado de várias maneiras. Existem muitos fatores que podem influenciar a decisão de uma pessoa na hora de comprar um produto. A sociedade atual é altamente consumista e é importante descobrir qual o principal motivo dessa atitude.
Palavras-chave: Publicidade; Consumismo; Persuasão;
1 INTRODUÇÃO
O consumismo é uma das principais características da sociedade contemporânea, e suas origens remetem há muitos anos atrás quando a Revolução Industrial transformou a sociedade em Sociedade Capitalista, bem como Sociedade de Consumo.
Existem muitas consequências causadas pelo consumismo tais como alienação, aquisição de bens supérfluos, danos psicológicos pela sensação de discriminação social, além de danos ao meio ambiente. Mas quem será o culpado pelo comportamento consumista? Será que a Publicidade é o principal fator que leva a sociedade atual a esse comportamento?
Este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores determinantes ou influenciadores do Consumismo, analisando quais os impactos da publicidade dentro da sociedade.
2 O CONSUMISMO E A SOCIEDADE DE CONSUMO Consumismo é o ato de adquirir produtos ou serviços desnecessários sem consciência disso. Com a industrialização as pessoas passaram a acreditar que quanto mais uma pessoa consome, melhor será sua qualidade de vida e maior será o seu prestígio social. Sendo assim as massas tendem a consumir tudo aquilo que é atual, novo e diferente, só por estar na moda e por forma de integração social. Essa é a forma de pensar comum na atualidade onde as pessoas diariamente são avaliadas pela quantidade de bens que possuem e,