Ciencias Politicas e Teoria Geral do Estado
CIÊNCIAS POLÍTICAS E TEORIA GERAL DO ESTADO
1ºE
Professor: Ricardo Sacco.
TEMA: REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULAR DA COREA E REPÚBLICA DA COREA.
Belo Horizonte, 2012
UNIVERSIDADE FUMEC
Aluna: Mariana Soares Aleixo. Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de TEORIA GERAL DO ESTADO, do curso de DIREIRO, turno manhã, da Universidade Fumec ministrado pelo professor Ricardo Sacco.
Surgimento
Derrotados na Segunda Guerra Mundial, os japoneses abandonaram a Coreia. Mas com o acirramento das tensões da Guerra Fria, a Coreia passou por uma divisão interna. Os socialistas tomaram o poder no norte, apoiados pela União Soviética e pela China, e tentaram impor seu regime ao sul, apoiado pelos Estados Unidos.
Em julho de 1950, tropas norte-coreanas ultrapassaram o paralelo 38, que separava a área de influência soviética da área de influência americana desde o final da Segunda Guerra Mundial, dando início à Guerra da Coreia. Temendo perder toda a região, em 1953 os Estados Unidos aceitaram um acordo para dividir a Coreia. Surgiram dois estados: a República Popular Democrática da Coreia, mais conhecida como Coreia do Norte, socialista; e a República da Coreia, também chamada de Coreia do Sul, capitalista.
Concepção de Estado
- Coreia do Norte
A Coreia do Norte manteve a aliança com chineses e russos. Assim, pôde contar com recursos desses aliados e, em parte, aplicá-los em saúde e educação. No início da década de 1970, o analfabetismo estava erradicado e o sistema de saúde estatal atendia a toda a população.
Nas últimas décadas, porém, o desenvolvimento de uma política militarista e armamentista, inclusive de um programa nuclear, consumiu os recursos financeiros do país, levando à redução da produção agrícola e ao empobrecimento da população. Para agravar