Seminário
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Amanda Fantine Santiago
Camila de Abreu
Carine Matos
Lucimar Mendes
A Corrosão do Caráter
AMERICANA
Outubro/ 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Amanda Fantine Santiago
Camila de Abreu
Carine Matos
Lucimar Mendes
A Corrosão do Caráter
Trabalho de pesquisa e apresentação de seminário como requisito para a aprovação na disciplina de Sociologia das Organizações, sob a orientação do Prof. Enrique Viana Arce.
AMERICANA
Outubro 2013
Sumário
A Corrosão do Caráter
“Segundo Richard Sennett,caráter é (...) o valor ético que atribuímos aos nossos próprios desejos e às nossas relações com os outros, ou se preferirmos ... São os traços pessoais a que damos valor em nós mesmos, e pelos quais buscamos que os outros nos valorizem(p. 10).”
Deriva
A palavra Deriva está associado ao ato de estar a deriva de um barco vulnerável a força do vento, pode ser também sinônimo: desvio ou sem rumo certo.
A narrativa do autor começa estabelecendo dois extremos: A origem de um homem trabalhador inferiorizado, ou seja, classe social baixa, que ocupava função de jardineiro, mas que tinha grandes expectativas de uma outra realidade para o filho, vivia em função de conseguir acumular recursos, para oferecer um futuro diferenciado para seu filho e apesar do trabalho árduo, o sonho e entusiasmo de atingir seu objetivo, não lhe trazia queixas, é nítido que após alguns anos de investidas incansavelmente, conseguiu concretizar, tanto é que após uma década, estava exposto no seu filho todo resultado dos seus esforços. O autor Richard Sennett descreve o filho já formado posteriormente após uma década e meia, como sonhava o pai, apesar de não ter se tornado a pessoa humilde que seu pai demonstrou, conseguiu atingir o sucesso.
O outro extremo é que quando seu filho conseguiu concluir