Marketing- hyundai
Caros leitores, não achem que é perseguição com a Hyundai, mas eles estão fazendo por onde merecer. Recentemente foi publicado aqui em Motorpasión Brasil um verdadeiro desabafo do colega Rosalvo devido às insistentes propagandas enganosas que esta companhia tenta fazer o consumidor brasileiro engolir, querendo vender o Hyundai Tucson como o “Melhor Carro do Mundo”.
Agora, enquanto navegava procurando coisas interessantes para compartilhar com vocês, encontrei no Carplace um texto falando que a Hyundai investiu no mercado brasileiro 744,5 milhões de reais em “publicidade”. Segundo o site da Fenabrave (Federação Nacional dos veículos automotores), em 2009 a marca coreana emplacou no Brasil 71.052 veículos, entre automóveis de passeio e veículos comerciais leves. Não há algo estranho nisso?
Utilizando uma ferramenta básica de cálculos estatísticos, se dividirmos o valor deste investimento pelo total de emplacamentos, temos uma quantia simbólica de aproximadamente R$10.500,00 gastos para convencer quanto à qualidade de um carro.
Tudo bem, e apenas uma média burra, eles anunciam mais um carro do que outro até porque os preços que setorizam o mercado privilegiam mais a procura de uma determinada categoria em detrimento de outra… mas se este valor diminui um pouco para um veículo, aumenta um pouco para outro.
No texto da Carplace que citei, há uma tabela com o os maiores valores investidos em publicidade no país, e dentre as montadoras automotivas, o recorde é da coreana. Fiat, a que mais vendeu no país, vem em segundo lugar, seguida da Ford, General Motors (Chevrolet), Volkswagen e Grupo PSA (Peugeot Citroën).
Investimento x Emplacamento
Utilizando os valores fornecidos no Carplace, montamos a tabela abaixo, na qual analisamos a eficiência do investimento em marketing das companhias automotivas que atuam no Brasil.
Para não parecer tendenciosa, organizei a tabela em