Indisciplina escolar
O Bullying é um termo da língua inglesa (bully - valentão) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais u físicas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter possibilades ou capacidade de se defender, sendo realizadas desigualdade forças e poder.
O bullying se divide em duas categorias: bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculino e bullying indireto, sendo essa forma mais comum entre as mulheres e crianças, tendo como características o isolamento da vitima. Em geral a vitima teme o (a) o agressor (a) em razao das ameaças ou mesmo a concretização da violência física ou sexual ou a perda dos meios de subsistência.
o bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mais pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência de bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrenta-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas em mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying ou nos apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixas autoestima. Tendem adquirir sérios problemas de relacionamentos, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vitima poderá tentar ou cometer suicídio.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com os alunos de escolas publicas e particulares e revelou que as humilhações típicas de bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª series. As 3 cidades brasileiras com maior incidência dessa pratica são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
O