Indisciplina escolar
Novembro/2011
A INDISCIPLINA ESCOLAR
Cristina Jesus Oliveira Silva*
Tamires Batista Pereira**
Zenilda Aparecida Aquino Silva***
RESUMO
A indisciplina é um problema que vêm preocupando toda a comunidade escolar e que se faz presente tanto em redes públicas quanto privadas de ensino. Atualmente é notória a importância que “A Indisciplina Escolar” ganhou na imprensa escrita e falada. Os casos e flagrantes de indisciplina divulgados em sites e jornais do país contribuíram para que o tema fosse destaque em várias rodas de discussão. Sendo assim o presente artigo retratará o conceito de indisciplina, bem como algumas de suas causas, consequências e possíveis prevenções, a fim de entender se a indisciplina interfere na relação professor/aluno. Os principais autores utilizados na sustentação teórica foram Aquino (1996), Mattos (1967), Rego (1996), entre outros.
A pesquisa teve cunho qualitativo, com a coleta de dados realizada através de questionários estruturados com questões abertas e fechadas, aplicados a professores do 6° ano de uma escola estadual na cidade de Jaíba – MG, no ano de 2011.
Palavras-chave: Indisciplina. Relação professor/aluno. Escola.
INTRODUÇÃO
A indisciplina escolar tem se tornado uma preocupação para os educadores. Na nossa realidade esse problema vem ultrapassando os limites e se tornando uma questão que deve ser estudada, a fim de que se possa prevenir ou amenizar casos de indisciplina. Segundo Ferreira (2009, p. 7703) “... a indisciplina pode ser considerada como resultante do processo de interação professor-aluno...”. A partir dessa perspectiva elaboramos o presente artigo com a finalidade de entender se a indisciplina interfere na relação professor/aluno. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar o que professores do 6° ano de uma escola pública de Jaíba entendem por indisciplina e se ela interfere na sua relação com os alunos. Para a coleta dos dados foi aplicado um