/indisciplina escolar
FADIRE
Indisciplina Escolar
Bezerros, 2014
Introdução: Desenvolvimento
“A beira do caos”;
Não é novidade afirmar que a indisciplina escolar se tornou um dos problemas que mais aflige os professores. O volume de textos jornalísticos ou de opinião sobre o tema cresce consideravelmente, e a investigação acompanha esse movimento concluindo também que se trata de uma das questões mais sensíveis e de maior impacto nos primeiros anos de profissão. Não se deve deixar despercebido dos problemas nem tão pouco ficar angustiado e desanimado. O problema deve ser encarado e analisado objetivamente e identificar quais os seus fatores, de modo que o professor encontre a resposta no plano pedagógico; resposta que terá de ir no sentido da construção de uma “ordem” e de uma “paz” que decorre naturalmente da entrega e envolvimento participativo de ambas as partes.
A indisciplina acarreta em vários fatores sociais , culturais, geracionais, familiares, inerentes a historia de vida e personalidades dos próprios indivíduos .
Muitas vezes se torna “desafio” para conseguir obter êxito, mas é preciso buscar novas fontes e tenta descobrir qual o motivo para a ocorrência dessa indisciplina.
“Perdi o controle da classe em uma situação inusitada”
Fatos: Tenho um aluno indisciplinado que desafia toda a sala, mostra sua indisciplina em todos os sentidos e contagia a sala.
O que fazer? Gritar também? Sair correndo? Sentar e chorar?
Nessa ocasião somente calma, jogo de cintura e tentar acalmar a turma, ter conhecimento sobre a causa da desordem ajuda a encontrar a melhor saída.
Nova escola ouve cinco professores que ficaram à beira de um ataque de nervos.
Especialistas comentam os episódios, explicando os motivos que levam a indisciplina na sala de aula. Neste caso citado é uma situação típica em característica de contagio emocional. Ela ocorre quando um