Cincos
SETOR DE TECNOLOGIA
Departamento de Engenharia Mecânica
Relatório de aplicação da ferramenta Lean “5S”
Trabalho da disciplina de Planejamento e organização da produção, ministrada pelo professor Marcelo Gechele Cleto e realizado pelos alunos: Alana Dalpasquale, Juliane Ribeiro da Cruz e Mariana Carvalho Nascimento.
Curitiba, Novembro de 2011.
Introdução
O Lean é um sistema integrado de princípios, técnicas operacionais e ferramentas que levam à incessante busca pela perfeição na criação de valor para o cliente. O objetivo do Lean é tornar a empresa mais competitiva, através da redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da satisfação do cliente.
A ferramenta 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, desde os encarregados pela limpeza até os mais altos cargos de gerência, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais agradável, seguro e produtivo. Surgiu no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, com o intuito de combater a desorganização e a sujeira dentro das fábricas, sendo lançados informalmente no Brasil em 1991.(1)
O termo 5S é derivado de 5 palavras japonesas, que representam os 5 sensos: seiri (utilização), seiton (ordenação), seisou (limpeza), seiketsu (higiene), shitsuke (compromisso). Em inglês: sorting, systematyzing, sweeping, sanitizing, self-disciplining.
Podemos definir como objetivos principais dos 5S’s a simplificação dos locais de trabalho,redução de desperdícios (atividades que não acrescentam valor),o aumento da segurança, culminando num aumento do nível de eficiência. Sua filosofia é profunda e envolve mudanças comportamentais, que acompanharão as pessoas onde quer que elas estejam. Porém, é válido lembrar que a mudança de hábitos é lenta e, portanto deve-se ter muita paciência, pois seus resultados são compensatórios.