O cinco esses
Curso de Graduação em Administração de Empresas
QUALIDADE E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Bauru
2012
ALINE TELLES
CAMILA XAVIER PIVA
ILUSKA QUADROS AVANTE
JÉSSICA FRANCIELE DA SILVA
QUALIDADE E EXCELÊNCIA EMPRESARIAL
Trabalho apresentado para o curso de graduação em Administração de Empresas do IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru. Docente: Maurício Gonçalves de Moura
Bauru
2012
SUMÁRIO
1. Conceito 3
2. Seiri 4
3. Seiton 6
4. Seisso 8
5. Seiketsu 10
6. Shitsuke 12
7. Referências 14
1. Conceito
A expressão Cinco S (ou 5 S) designa uma ferramenta de gestão desenvolvida no Japão por volta da década de 50 por Kaoru Ishikawa, muito utilizada na área de qualidade e que tem como principal objetivo organizar os postos de trabalho, de forma a aumentar a produtividade do trabalho e diminuir os desperdícios associados aos processos do negócio.Alem disso foi desenvolvido para transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições. Pelas suas características e objetivos, constitui um dos primeiros passos para uma organização implantar um processo de gestão total da qualidade. Esta ferramenta também é conhecida como 5 sensos já que a sigla "5 S" deriva das iniciais de cinco palavras japonesas:
Seiri- DESCARTE (Classificação): Separar o necessário do desnecessário, eliminando do espaço de trabalho o que seja inútil. Seiton- ARRUMAÇÃO (ordem): Colocar cada coisa em seu devido lugar, organizando o espaço de trabalho de forma eficaz.