As cinco disciplinas
Depois de uma análise profunda e detalhada na história dos últimos anos no mundo da administração, Peter M.Senge,acredita ter chegado num modelo ideal para desenvolver organizações que aprendem.Não que se tenha chegado a fórmula definitiva de se desenvolver a aprendizagem nas organizações,mas sim de despertar nos gestores a idéia mais básica da filosofia clássica.
Ele consegue demonstrar os princípios de que só se é possível evoluir positivamente como indivíduo e como grupo,quando se identifica a necessidade de que precisamos estar sempre aprendendo,em constante crescimento, ou seja, de nos conscientizarmos de que nada sabemos. Apenas nos iludimos com os princípios e modelos por nós até agora dispostos. A princípio, esta idéia pode parecer utópica ou até mesmo carente de fundamentalizações técnicas e lógicas, porém, já se provaram ineficazes todas essas teorias antecedentes, quando se trata de despertar no grupo a idéia de cooperação e não a de competição.
Na sua versão corrigida de A quinta disciplina, ele expõe e mostra o caminho a ser traçado e alcançado, através das cinco disciplinas fundamentais para uma organização que aprende são elas: Pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe. Sabemos que não é uma tarefa fácil, a de conciliar e equilibrar todas essas faculdades ideológicas, mas como dizia nosso amigo Albert Einstein, ’’É nas adversidades que se afloram o que há de melhor ou de pior em um homem’’,ou então a máxima de Maquiavel’’Os fins justificam os meios’’.Escolha sua bandeira e façamos a mudança através da luta.
Porém não é necessário deixar uma situação empresarial se tornar dramática ou insustentável, para se tomar as devidas providências, deve-se trabalhar na pro atividade e não na reatividade, que anula as chances de se obter sucesso em qualquer nível de crise em uma organização.
Mãos á obra.
Citações: ’’A santa